Translate (Traduzir)

domingo, 12 de janeiro de 2014

Tecnologia na Sociedade

     Faz muito tempo, não é mesmo? Desde minha última publicação aqui no ToP até os dias de hoje a situação tem mudado bastante. Permaneço com meu cargo de atualizador no site MundoEmu, mas como escritor tenho dedicado pouco tempo, me fixando mais em edição (jogo e edito times, jogadores e etc em PES, sempre vendo estatísticas e trabalhando direto com números [mas fazendo análises e edições justas-diferente de outro editores que apelam- porém isto não convém ao caso]) e no ToP...o que dizer, não é?
     Este texto eu redigi faz bastante tempo e mantive ele guardado comigo. Pois bem, agora lhes trago aqui como uma postagem do Tento o Possível.

     Em nosso cotidiano a tecnologia cada vez mais se mostra presente, mesmo que não percebamos, ela está em praticamente todos os lugares. Celulares, computadores e outros apetrechos tecnológicos surgem nos mais diversos lugares e a cada dia ficam mais acessíveis à população no geral, trazendo novos rumos para a sociedade e quebrando barreiras que separam as pessoas pela distância de um modo prático. Mesmo entre os mais leigos sobre tecnologia, há uma grande parcela que domina os conceitos básicos sobre celulares, afinal este podemos dizer que se tornou algo essencial na atualidade, permitindo conversações e troca de informação à distâncias gigantescas e com uma mobilidade admirável.

Aglomerados em dois mundos diferentes.
Onde você acha que tem mais jovens?
     Se no bolso de sua calça o celular sempre tem que estar presente, o que me diz de um computador? Os computadores pessoais, chamados normalmente de PCs, também mostram um grande avanço sobre a sociedade e trazem, a casa que os têm, uma grande variedades de funções, desde simplesmente um display musical até funcionalidades que incluem criação de jogos eletrônicos. Esses dois exemplos deixam claro que a tecnologia virou algo relacionado diretamente ao dia-a-dia das pessoas, marcando presença de modo constante. Porém, isto é algo bom ou ruim? Eis a questão.
     Positivamente, destacamos que a tecnologia trouxe diversos benefícios à sociedade, tanto em sentidos educacionais como também informativos e de lazer. O serviço de internet traz uma facilidade enorme aos seus usuários. Notícias atuais, dados e informações para as mais diversas utilidades, conteúdos educativos e outros. Este é o livre acesso aos mais diversificados temas que a internet disponibiliza, talvez este nem seja o resumo de 1% de seu conteúdo, tão abrangente e que parece inacabável. Além da facilidade de acesso à informação, a tecnologia traz a facilidade de comunicação, pois podemos falar com nossos conhecidos em distâncias absurdas de modo bem prático.
      Já do lado negativo, temos simplesmente os mesmo tópicos, mas como? Bem, digamos que a facilidade de acesso que a internet disponibiliza é tão grande que conteúdos categorizados como próprios para adultos podem ser encontrados com até certa facilidade, inclusive por crianças. Já os próprios celulares normalmente carregam dados muito importantes sobre seus usuários e se em alguma hipótese, por mais rara que seja, algo acontecer a eles os donos podem ter péssimas consequências. Além de que as vezes a tecnologia parece falhar em ajudar o homem ou atrapalhá-lo ao invés de facilitar suas tarefas. Isso sem esquecer que as pessoas estão sumindo do mundo real para ficar inteiramente no virtual.
     Porém, o lado negro não é realmente tão preocupante assim, pois de vários modos pode se evitar os erros que o criam. No caso dos celulares, um pouco mais de cuidado com o que se guarda nele pode fazer diferença e o conteúdo tão livre da internet pode ser censurado por programas que a mesma disponibiliza. Assim, depende muito de cada usuário e de como ele utiliza os recursos no dia-a-dia.
     Aqui citamos poucos exemplos da tecnologia, mas destacamos o essencial daqueles recursos e aparatos mais comuns entre as pessoas da sociedade. O celular, simplesmente é considerado como uma parte do corpo para alguns; já o computador é um dos bens mais valiosos e zelados pelos seus usuários e donos; e a internet é simplesmente uma das maiores invenções do homem. Só não viva somente destas coisas, de vez em quando dê umas olhadas no que está ao seu redor e aproveite o "mundo real" e não só o "virtual".

Um comentário :