Translate (Traduzir)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pro Evolution Soccer


Menu geral de Winning Eleven 2012
(PES 2012 versão japonesa).
     Amado por muitos, odiado por outros, Pro Evolution Soccer é um conhecida franquia de jogos futebolísticos produzidos anualmente pela empresa Konami. Em si, nomeada como Pro Evolution Soccer, a série possui 12 edições, mas se contarmos com seu antecessor, Internacional SuperStar Soccer, a série já se estende com uma longa leva de jogos, surgindo desde a 4ª geração de vídeogames.
     Pro Evolution Soccer, abreviado mundialmente como PES, é uma franquia renomada que possui grandes quantidades de fãs, visto que atrai além dos jogadores normais, mas também os fãs do esporte à qual PES referencia.
A franquia é conhecida no Japão como World Soccer: Winning Eleven (na melhor tradução ficaria Futebol Mundial: Onze Campeões), porém não se deve achar que são duas franquias, trata-se dos mesmos jogos, mas a diferença fica por conta unicamente do nome e das linguagens usadas. Por exemplo, a versão japonesa possui linguagem japonesa (logicamente) e inglesa, já as versões europeia, americana, dentre outras, contém mais linguagens como espanhol, italiano, português (variando de acordo com o país/região lançado).
     A jogabilidade é o ponto mais questionável do PES. Afinal, quem nunca ficou com raiva ao chutar a bola e esta, por sua vez, voar literalmente vários metros acima do gol? Mesmo jogadores experientes as vezes sofrem com tais controles. Além da mira, a jogabilidade de PES ainda tem suas defasagens no posicionamento dos jogadores do time, não é raro notarmos o goleiro adiantado perigosamente, a zaga posicionada tão aberta que "cinco elefantes poderiam passar", ou até mesmo jogadores a todo momento impedidos. Mas no caso dos impedimentos, isso já é um erro do jogo, pois segundo a regra oficial do futebol "um jogador só se encontra em posição de impedimento se ele participar da jogada", fato que não ocorre em PES, onde vemos jogadores que sequer chegam perto da bola, mas que é considerado impedimento. Efeitos como bicicletas, voleios e etc têm comandos nada simples, fato que irrita iniciantes.
     Porém a jogabilidade de PES não é totalmente ruim, pelo contrário, os menus e o modo do qual as opções aparecem na tela é de fácil interpretação e bem prático. Os ícones de Copas, Ligas, dentre outros aparecem deslizando horizontalmente; além de resultados de outras partidas que no modo Liga aparecem durante o intervalo entre o primeiro tempo e o segundo. Comumente vemos jogos editados de PES, com títulos variados como "PES em português-br", "PES Brasileirão",  "Bombinha" e o mais conhecido "Bomba Patch", no qual os hackers editores alteram a jogabilidade para "o que pra eles é melhor", a mira é melhorada, além de que a velocidade é aumentada estupidamente e times brasileiros são colocadas, normalmente no lugar da liga francesa (bem que eles poderiam criar uma nova liga ao invés de substituir uma existente).
Cristiano Ronaldo em PES 2013.
     Se pela jogabilidade PES peca, por outro ponto não se tem do que reclamar. A graficabilidade (isso existe?!) e a sonoplastia são de boa qualidade. Na parte gráfica, elogiamos a aparência realista dos jogadores e os estádios bem modelados. Na parte sonora, destaque para a lista de reprodução editável existente no jogo, com uma média de 20 músicas, estas incluem tema relacionados a futebol e até mesmo canções com direitos de reprodução reservados, o maior triunfo fica por conta do PES 2013 que possui, dentre seus músicas, temas de jogos como Castlevania, Ye Air Kung Fu, Contra, Mystical Ninja e etc.
     Para finalizar destacamos a IA (Inteligência Artificial) que, realmente, se autobeneficia. No nível 6 (Superstar) a máquina procura o jogador como se estivesse literalmente em desespero. Marcações duplas, carrinhos, lançamentos impossíveis para um jogador humano e até gols com potências e miras nada comuns ocorrem, por parte das faltas e impedimentos, nem é preciso comentar. Realmente, é um nível para mestres no jogo, pois além de ter um ótimo controle neste jogo, é preciso "sobreviver" as injustiças da IA.
     De todo modo é uma grande franquia, pode não ter todos os pontos positivos, mas é agradável e consegue dar aos fãs de futebol o essencial desse esporte. Sempre em melhorias constantes, sua atual versão é Pro Evolution Soccer 2013.

2 comentários :

  1. Não sou fã de futebol, mas o Winning Eleven já me fez passar horas de diversão quando era mais novo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom jogo pra se passar o tempo e é legal jogar contra amigos. ^^

      Excluir