Translate (Traduzir)

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Castlevania

     Tem uma internet no mínimo razoável? Pois bem, clique em play e ouça uma música pertencente a trilha sonora do Castlevania: Symphony of the Night em versão Metal enquanto lê esta matéria:
Cradle of Filth by Administrador - BToP
     A batalha contínua contra o lendário vampiro Dracula que transpassa gerações e gerações, em que este forma uma verdadeira guerra para tomar controle do mundo. Em torno desse vilão e de seus planos malignos é que gira o mundo da franquia de Castlevania.
     Franquia criada pela Konami lá pela época da terceira geração de consoles, Castlevania se destacou e mostrou agradar ao público de tal modo, que recebeu duas continuações ainda para o "Nintendinho" (NES). Logo após isso, na geração seguinte, no SNES veio Super Castlevania IV como continuação direta dos anteriores, e assim se seguiu console a console durante todos esses anos e Castlevania ampliou seus fãs e conquistou ainda mais jogadores. Graças a tantos jogos,  é uma das poucas franquias que tem jogos para quase todos os consoles (isso mesmo, quase todos os consoles), abrangendo desde o NES ao trio da sétima: Wii/Xbox 360/PS3.
Alucard.
     A história começa cronologicamente em Lament of Innocence (Lamento da Inocência) jogo lançado para Play Station 2. Na época das Cruzadas, Leon Belmont, um antigo cavaleiro romano, teve sua noiva, Sara Trantoul, sequestrada por criaturas sombrias por ordem de um vampiro chamado Walter Bernhard, sendo levada e mantida presa no castelo do próprio vampiro, Castlevania. Leon então decidi ir em busca de sua amada no castelo de Walter, no caminho conhece um misterioso alquimista que além de lhe ajudar de dá de presente um chicote, o Whip of Alchemy. Após sua longa tarefa ser cumprida, Leon resgata sua amada do castelo, porém logo após isso, descobre que ela foi mordida e se tornará uma vampira. Sem ter outra alternativa, Sara concorda em se sacrificar para livrar-se da maldição e despertar os poderes mágicos do chicote, assim após "o lamento da inocente" Sara, Leon usando o Whip of Alchemy derrota o vampiro. Mas em uma grande reviravolta, mais segredos se revelam e descobre-se que tudo isso foi um plano do amigo, também vampiro, de Walter, chamado Mathias Cronqvist, do qual este tomado pela dor e pelo ódio se revoltou contra "Deus e o mundo" literalmente e por isso desejava a imortalidade, adquirida por uma relíquia alquimista. Mathias foge da batalha e com isto Leon decide a dedicar sua vida para caçar e exterminar os vampiros, em especial Dracula (Mathias Cronqvist).
     Anos depois, Mathias tem sua segunda esposa e nasce seu único filho, Dracula (que se revolta contra o pai e decide inverter seu nome para Alucard). A história agora ocorre quase 4 séculos depois, no qual o Belmont da vez é Trevor, que ao lado de Alucard e seus amigos junta forças para enfrentar Dracula. Após sua derrota, o mesmo inicia seu ciclo de imortalidade do qual volta a vida de 100 em 100 anos, isso até o ano de 1999 (revelado em Aria of Sorrow [Aria dos Pesares]) quando Julius Belmont o derrota definitivamente. Porém, anos passam e em 2035 (um futuro para nós) Soma Cruz é a reencarnação de Dracula, mas diferente do ancestral, Soma utiliza suas habilidade para o bem, inclusive utiliza tal poder para defender o mundo contra uma feiticeira que tentou ressuscitar o Conde.
Shanoa em Castlevania:
Order of Ecclesia
(Ordem da Igreja/Clero)
     Além da história longa e do inimigo implacável, Castlevania possui uma jogabilidade um tanto variada em seus jogos. Nos primeiros jogos, em visão 2D, a franquia se adaptava ao gênero plataforma, pois se desenvolvia em uma trilha linear (do mesmo modo dos antigos jogos de Mario e Sonic por exemplo). Logo depois, quando os primeiros jogos 3D de Castlevania surgiram (Legacy of Darkness [Legado da Escuridão] lançado para Nintendo 64), a franquia adentrou e fixou-se totalmente no gênero Aventura. Agora, o objetivo, assim como em qualquer jogo deste gênero, era explorar os mais variados locais, a fim de encontrar itens que ajudariam o caçador de vampiros a derrotar Dracula. Explorando castelos, vales, dentre outros terrenos, Castlevania foi conquistando seus fãs e deixando suas marcas no mundo dos jogos. Em Castlevania: Curse of Darkness (Maldição da Escuridão) lançado para PS2, pode-se combinar materiais encontrados, como bronze, aço, alumínio e etc. para forjar armas e utensílios uteis na batalha. Já em Aria of Sorrow (Aria dos Pesares) para o Game Boy Advance, temos a Tatical Soul (literalmente Alma Tática) onde após derrotar sus inimigos, Soma Cruz absorve suas almas para melhorar suas habilidades. A série também se assimila, um pouco ao gênero RPG, onde ao decorrer da história o jogador conquista pontos e aos poucos sobe de nível, melhorando as estatísticas do personagem.
Soma Cruz.
     Sobre os gráficos e a sonoplastia, a série se sobressai bem. Não é um jogo que "faz você ficar cego de tão real", porém tem bons gráficos. A paisagem ao redor dos lugares onde o caçador de vampiros se encontra é bem feita e, dependendo do jogo, a visão de mundo é ótima. A franquia só peca na parte de interagir com os objetos encontrados, como exemplo mesas, cadeiras e etc, não se pode aproximar muito, nem derrubá-las, mas isso não interfere em nada, a não ser que você seja um daqueles jogadores que gosta de devastar tudo que encontra pela frente. Na sonoplastia, Castlevania age bem, sua trilha sonora é sombria e, ao mesmo tempo, chamativa, combinando devidamente com o local onde à escuta. O clima sombrio imposto nos castelos "abandonados" unido às músicas de ar obscuro tocadas, consegue trazer uma sensação de tensão e/ou desespero à quem joga, fazendo a ligação direta do suspense sentido pelo personagem no jogo à quem está jogando com o mesmo.
     Castlevania é mais uma série que impõe seu vilão de "modo compreensível". Dracula só se revoltou contra o mundo, após perder a pessoa que ele mais amava, Elizabeth, sua primeira esposa. Isso despertou nele todo o sentimento de dor, do qual se transformou em ressentimento e ódio. Por fim, Dracula decide governar o mundo para descontar sua fúria. O mundo destruiu sua razão de viver, então ele decidiu destruir o mundo.
    Com tantos fatores atraentes, é de se notar o porquê de Castlevania ser uma franquia com tantos fãs espalhados pelo mundo. Realmente, é uma série que merece grande respeito, pois poucas alcançaram o patamar que essa franquia chegou.



Bem, avaliem a postagem, comentem ou ajudem na publicação do blog compartilhando em suas redes sociais. Agradeço pela atenção e até a próxima. Espero que tenham gostado da minha matéria.

4 comentários :