Translate (Traduzir)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Copa do Mundo FIFA 2010

     Quatro anos se passaram após a copa realizada na Alemanha, as seleções mudaram e várias coisas aconteceram nesse espaço-tempo, desta vez, em 2010, os olhos futebolísticos do mundo se concentraram na África do Sul. O mundo parou novamente e assim se iniciou a primeira Copa do Mundo FIFA da África, a "copa das novidades".
     A Copa da África trouxe variados acontecimentos inéditos, além do fato de ser a primeira copa sediada em continente africano, outras coisas à marcaram, como exemplo de novidades citamos: primeira vez que as duas Coréias (do Norte e do Sul) participam simultaneamente, primeira vez que dois países da Oceania (geograficamente falando) participam, primeira vez que 6 países africanos estão presentes, primeira vez que a anfitriã não consegue se suceder bem da primeira fase e a primeira vez que um polvo adivinha resultados (sim, isso mesmo!).
     Vamos ao "Tour" da copa, primeiramente falando das seleções mais conhecidas e destacáveis. Começando pela Europa: Portugal, este esteve no grupo do Brasil, passou junto com o mesmo (empatou com ele por 0x0) e detonou a Coréia do Norte (7x0); já a Eslováquia, honrou os tempos em que era grande (Tchecoslováquia), fez o que pôde; a Grécia retornou como dúvida, porém cumpriu seu papel na copa
como seleção mediana; a Suíça e seu cadeado foram efetivos (novamente), ela ganhou da Espanha por 1x0; já a Alemanha, como de costume, mostrou seu valor, conquistando o 3º lugar, com direito a algumas goleadas por 4x0 e 4x1 - realmente é complicado ver uma copa onde a seleção alemã não fique entre os 4 primeiros - ; enquanto a Inglaterra fez o que devia, oitavas de final foi o seu último destino ao cair diante da Alemanha (de novo ela?).
Diferente de Zidane, ele não foi expulso de campo.
     A Argentina tornou à encontrar a Alemanha e, como antes, foi eliminada, porém anteriormente ganhou de goleadas (3x1 contra o México por exemplo); já o próprio México e os Estados Unidos alcançaram as oitavas, EUA conquistou sua honrada vaga, superando a eliminação que teve em 2006 e o México novamente não conseguiu agir bem, como de costume, alcançou os mata-mata, mas pouco fez; o Uruguai se superou, após um dia sua estrela se apagar no passado, em 2010 ela voltou a acender e este agora é "grande", conquistou o 4º lugar após anos e com isso, resurgiu das cinzas; o Brasil mesmo sendo massacrado pela torcida, não foi mal, assim como em 2006 chegou as quartas e foi derrotado pela futura vice-campeã, até lá, fez seu dever, porém seu brilho começou a diminuir e mesmo se saindo bem (6º lugar na copa) não foi perdoado; o Chile passou com a Espanha mas caiu diante do Brasil, foi uma seleção "alegre", aceitaram a derrota para o Brasil sem receios. Como destaques temos a seleção de Gana, primeira seleção africana a chegar as quartas. Da Ásia, Japão e Coréia do Sul passaram da fase de grupos, mas no mata-mata caíram. A Nova Zelândia foi uma seleção desacreditada, mas conseguiu sair sem perder na copa, ela simplesmente empatou os 3 jogos disputados (e por pouco não se classificou), destaque para o 1x1 com a tetra campeã Itália.
     Um fato curioso da copa foi o "polvo adivinho" chamado Paul. Na Alemanha ele passou por uma brincadeira, no qual, próximo de duas comidas  havia uma bandeira de uma seleção, que ambas jogariam contra, o objetivo da brincadeira era que o polvo indicasse o ganhador, e o pior que deu certo. Paul realmente acertou o futuro ganhador do jogo, e assim se sucedeu, inclusive quando ele indicou a derrota de seu país, Alemanha, nas semi-finais esta jogaria com a Espanha, ele acertou. Até o final Paul "adivinhou" todos os resultados, depois da copa, infelizmente, passado algum tempo ele morreu.
Seleção espanhola comemorando seu título.
     Itália e França, respectivamente campeã e vice campeã de 2006 fizeram vergonha, foram eliminadas na fase de grupos, a Itália foi a lanterna de seu grupo e a França também no seu. Na final de 2010, Espanha e Holanda batalharam, num jogo duro que terminou na prorrogação, 1x0 para Espanha. Na verdade, a Espanha foi muito econômica na copa, perdeu para a Suíça na fase de grupos e ganhou os outros dois jogos por 2x1 e 2x0, já nos mata-matas, fez 1x0 em cada partida. Foi uma seleção "humilde", pois não humilhou ninguém. Depois do jogo, Casillas, capitão e goleiro espanhol, marcou o final da copa ao dar um beijo em sua namorada, repórter, que estava entrevistando-o.

Nenhum comentário :

Postar um comentário