Translate (Traduzir)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Copa do Mundo FIFA 2006

Allianz Arena, sediou o jogo de abertura da Copa.
     A Copa do Mundo é um assunto muito abrangente, são mais de 80 anos desse torneio e muita coisa já aconteceu, não planejo e não tenho a mínima ambição de falar de copa a copa, porém em especial farei duas postagens sobre esse torneio: a primeira sobre a Copa do Mundo FIFA de 2006 e a segunda sobre a Copa do Mundo FIFA de 2010, fazendo uma análise geral. Talvez de longe, lembre as matérias especiais sobre gerações de videogames, porém esse é outro assunto.
     No ano de 2006 a Copa do Mundo ocorreu na Alemanha, a própria anfritriã e mais as 31 seleções qualificadas disputaram o título de melhor do mundo, algumas seleções foram "debulhadas", outras se consagraram, mas essa copa teve vários pontos a se destacar, vamos a pequena análise:

     Começando pela anfritriã, Alemanha, que sediou a mesma, a seleção não se mostrou abalada pela derrota de 2002 pelo Brasil, pelo contrário, jogou seu futebol de sempre e como de costume, ficou nas primeiras posições (terceiro lugar). Seguindo pelos grandes nomes, tivemos Espanha que tentou fazer algo, mas caiu nas oitavas de final, a Inglaterra que cumpriu seu dever, não foi longe, mas pelo menos chegou as quartas e Portugal do qual honrou, ficando em 4º simplesmente.
     Brasil? Após a conquista em 2002 a seleção brasileira decaiu, foi bem apoiada em 2006 mas infelizmente foi derrotada pela França nas quartas de final, conquistou um justo 5º lugar, após uma boa campanha na fase de grupos. A Argentina foi eliminada pela Alemanha (por 4x0), mas não teve uma má campanha, passou da primeira fase (grupos) com 100% de aproveitamento, após ganhar as três partidas e se seguiu bem, mas a dona da casa estava em seu caminho. Os Estados Unidos fracassaram, ficaram em último de seu grupo, e olha que poderíam ter ficado em 2º.
     Destaque para Gana, seleção africana que cada vez mais evoluiu e hoje em dia disputa com a Costa do Marfim o título de melhor selação da África. A Austrália fez sua última participação pela OFC e após uma vaga conquistada com esforço, foi bem, passou com o Brasil às oitavas de final, mas caiu diante da Itália. Após a Copa, ele migrou de região da FIFA, como você confere na Federações. Continuando com o Tour de Seleções, podemos falar da Sérvia e Montenegro, que foi a última seleção na Copa FIFA 2006, amargou em 32º lugar, após ser "destroçada" pela Argentina por 4x0; a República Tcheca fez sua primeira participação sendo independente, antes unida a Eslováquia com a alcunha de Tchecoslováquia, um dia já foi uma boa seleção, na Copa 2006 agiu razoavelmente bem e não fez vergonha. A Suiça foi muito bem, mesmo tendo sido eliminada nas oitavas de final, a seleção conseguiu um feito incrível: foi eliminada sem levar um mínimo gol. "Mas como assim"? Você deve ser perguntar; bem, a Suiça não sofreu um mísero gol em 4 jogos,  no grupo G seus resultados foram: 2X0 contra Togo e  a Coréia do Sul e um empate de 0x0 contra a França, inclusive ficou em primeiro enquanto a futura vice-campeã ficou em segundo do grupo. Para um final impecável, perdeu nos pênaltis para a Ucrânia.
Seleção Italiana comemorando o título de campeã do mundo.
     O destaque de toda a Copa do Mundo da Alemanha foi a final, França x Itália. Batalha acirrada,  1x1 no tempo normal que dirigiu o jogo até as prorrogações, quando Zinedine Zidane fez sua "lendária" cabeçada e foi expulso. A seleção Francesa se segurou sem seu principal jogador, mas o jogo estava predestinado ao pênaltis. Um dia chamado de melhor goleiro do mundo, Buffon fez a diferença e a "madonna" Itália  (madonna em italiano, é "senhora") conquistou sua 1ª vitória nos pênaltis e a 4ª Copa do Mundo.







Como de costume, marquem uma opção e opinem, é bom ter-mos uma discussão para animar as coisas. Até a próxima e não esqueçam da Lista de Postagens.


Postagem Revisada.
Data: 5/9/2012.

Nenhum comentário :

Postar um comentário