Translate (Traduzir)

terça-feira, 31 de julho de 2012

Gerações dos Videogames (1ª e 2ª)

     No mês de junho o blog ToP começou a abranger uma quarta categoria (e pelo que acredito o ToP continuará nesses quatro assuntos mesmo), Jogos, no qual falo das séries completas de videogames, até o momento falei sobre as franquias: Resident Evil, Super Smash Bros e Mario Kart, porém algo ficou em aberto nessas postagens, algo um pouco complexo de se explicar apenas em uma linha. Assim decidi fazer 4 postagens sobre o assunto: as gerações de videogames. Nesta primeira falarei do surgimento e dos principais consoles das primeiras gerações, resumindo ao máximo o que aconteceu nelas.
Símbolo da Atari e ao lado temos Nolan Bushnell, seu
fundador e considerado por muitos, o pai dos vídeo-games
do qual conhecemos hoje.
     No início não havia nada de consoles, o mundo era triste, não existia jogos, até ser iniciado o primeiro jogo eletrônico, feito originalmente para computador, este jogo "simulava" uma partida de tenis, e aos poucos essa ideia de jogos eletrônicos acabou se espalhando. Porém o objetivo inicial não era ganhar lucros em cima de um jogo, pois ainda não existiam computadores pessoais, como hoje em dia. Isso durou um tempo, até o dia em que Nolan Bushnell (este posteriormente fundou a Atari) decidiu criar um sistema próprio para jogos, do qual era necessário apenas conectar a uma televisão.
Ao passar dos anos, o mundo ganhou um motivo para sorrir, foram aproveitados os testes e jogos anteriores e estes foram aos poucos avançando, com isso foi surgindo uma variedade de consoles e empresas entrando no ramo, entre as empresas destacamos: Atari, Nintendo, Sega, Namco, Magnavox dentre outras.
     Assim, com este grande resumo, os primeiros consoles começaram a se popularizar e o Mundo do Games começou a existir. Como vários e vários consoles foram feitos, estes foram divididos em "bits", havendo os consoles de 8 bits, 16 bits, 32 bits e etc. Esta era a divisão básica, que se baseava na "potência" dos consoles, mas posteriormente, o conceito de "potência por bits" foi deixado e os vídeogames foram divididos em gerações, estas gerações estão inteiramente interligadas ao tempo do console e duram uma faixa de tempo, normalmente de 5 ou 6 anos cada uma. Abaixo falarei sobre as 2 primeiras gerações juntas (são 8 gerações no total):
1ª e 2ª Gerações
O Início dos Jogos
     As duas primeiras gerações foram muito interligadas, o porquê disso seria que o Mundo dos Jogos havia acabado de surgir e os consoles estavam ainda sendo adaptados e etc. Em ambas as gerações o que estourou foi o grande número de jogos arcades (seria como um computador próprio para um jogo) e o pequeno, mas relevante, número de consoles de mesa. Muitos jogos fizeram sucesso e foram reconhecidos, a exemplo temos: Pong, Asteroids (sim, o mesmo de Todo Mundo Odeia o Chris), os jogos Game & Watch, Donkey Kong (o primeiro jogo de Mario, ícone da Nintendo) e Spacewar.
    Magnavox Odissey 100 (da 1ª Ger.) foi o primeiro console de mesa a existir, sendo o grande "ancião" dos consoles, este que foi sucedido pelo Magnavox Odissey² (2ª ger). Como destaque temos a Atari com seus Atari 2600 (1ª ger.) e Atari 5200 (2ª ger.) no qual eles reuniram grande parte dos sucessos iniciais dos arcades e que receberam vários jogos de outras empresas. Por último e não menos importante temos a SEGA e a Nintendo em seus primórdios na área dos jogos, Sega esta que lançou o SG 1000 na segunda geração, porém o console não agradou, e a Nintendo que na 1ª geração lançou o Color TV Game.



     Na postagem seguinte, falei sobre as duas próximas gerações, 3ª e 4ª, no qual nelas surgiram grandes franquias atualmente muito conhecidas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário