Translate (Traduzir)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Liga dos Campeões: OFC, AFC, CAF e CONCACAF

Acima as 4 confederações das quais falarei de suas ligas.
     Você se acha sábio em futebol? Conhece todos os campeonatos ou pelo menos a maioria? Então vejamos, diga, quantas Ligas dos Campeões você conhece? Se sua resposta é uma, você está totalmente errado e merece rever seus conhecimentos futebolísticos. A Liga dos Campeões da Europa é apenas uma das 6 grandes ligas de clubes internacionais, fora a Libertadores da América, todas essas outras cinco ligas são denominadas Ligas dos Campeões. A da UEFA (Europa) é apenas uma, porém também existem as Ligas dos Campeões da OFC (Oceania), AFC (Ásia), CAF (África) e CONCACAF(América do Norte e Central).
      Como a européia é a mais conhecida, decidi criar uma postagem somente para ela, enquanto as outras 4 decidi juntar tudo e falar delas todas no geral (fato que resultou nessa postagem gigante). Essas quatro são menos expressivas que a Libertadores e a Liga dos Campeões UEFA, isso pode ser comprovado nas chaves que compõem o Mundial de Clubes, no qual, os vencedores das duas ligas tem o direito de entrar na semi-final enquanto os outros campeões disputam outras partidas para chegar a tal fase.
     Dessas quatro ligas a mais poderosa é a da Concacaf, sem retirar o mérito das outras, mas as equipes que disputam essa liga são mais poderosas, para os mexicanos isso é bom, pois, eles tem direito de participar da Libertadores e da Liga dos Campeões da Concacaf, ou seja, tem duas chances de participar do Mundial. Porém se um time participa de uma, é proibido de participar da outra naquele mesmo ano, mas de qualquer forma, os times mexicanos em seu campeonato local tem duas oportunidades. Isso pode ser comparado, por exemplo, a Sul-Americana, porém ela, diferentemente da Champions League Concacaf, não dá vaga ao Mundial de Clubes. Ao todo participam 24 equipes, algumas delas disputam uma eliminatória e depois se juntam as outras e formam 4 grupos, apenas dois de cada grupo avançam.
Emblemas de duas das ligas.
     Agora indo a Oceania, infelizmente esta federação não possui uma tão alta qualidade de futebol quanto as outras, inclusive seu campeão precisa realizar um play-off contra o campeão do pais sede no Mundial para participar totalmente do mesmo. Ou seja, por causa da pouca tradição, as equipes oceânicas sofrem um pouco mais no Mundial de Clubes. As principais equipes são normalmente, da Austrália (quando ela participava da OFC, fato que explicarei nas próximas postagens sobre futebol), da Nova Zelândia e da Papua Nova Guiné (sim, esse é o nome do país). Destaque para Auckland City, uma das equipes que mais ganhou - conquistou o campeonato 4 vezes - e que esteve presente no ultimo Mundial de Clubes da FIFA. Sobre o regulamento, apenas 8 equipes participam e estas são distribuídas em dois grupos (cada um com 4 times), no qual os que ficarem em primeiro lugar seguem a final.
      A CAF (África) é a localidade das equipe medianas do futebol; em 2010 o Mazembe impressionou a todos quando derrotou o Internacional, então ficou a prova de que não podemos subestimar as equipes africanas. Normalmente as equipes dos países com maior tradição no futebol como Gana, África do Sul, Egito e etc. são as ganhadoras. No regulamente, ao todo 51 equipes participam, há três fases eliminatórias até restarem apenas 8 equipes, estas são colocadas em grupos e depois os dois primeiros de cada um disputam a semi-final e a final.
      Por último e não menos importante temos a AFC da Ásia, por causa das siglas, pode-se confundir facilmente a AFC e a CAF e as equipes asiáticas são tão poderosas tecnicamente quanto as africanas. Pelo regulamente atual, 37 equipes participam dessa liga, algumas passam por uma fase eliminatória, depois as vencedoras se juntam as outras e seguem a fase de grupos, no qual as duas melhores equipes de cada grupo avançam as fases finais (oitavas, quartas, semi e final).
      Como você pode ter notado acima, mesmo que tais campeonatos possuam o mesmo nome eles são disputados de modos diferenciados (em parte) e possuem várias outras diferenças e uma das poucas coisas que os une é o Mundial de Clubes da FIFA. Muitas pessoas infelizmente deixam de levar em conta essas ligas ou simplesmente as subestimam, quando em 2010 o Mazembe derrotou o Internacional e em 2011 o Barcelona ganhou de 4x0 do Al-Saad e depois do Santos pelo mesmo valor, ficou bem claro que mesmo que as equipes participantes dessas ligas não possuam tanta tradição quando as europeias e sul-americanas, elas merecem respeito, pois pelo que se nota, cada vez mais estão crescendo.






Obrigado por acompanhar o ToP mais uma vez e não esqueça de opinar abaixo sobre a postagem, também, se não for pedir muito, ajude na publicação do blog, clicando nos ícones de compartilhamento no Google +, no Facebook ou no Twitter.

2 comentários :

  1. Correção: os times mexicanos podem ganhar a Libertadores, mas não podem se classificar pro Mundial por ela. Eles vão apenas pela Liga dos Campeões da CONCACAF. Caso um dia ganhem a Libertadores, quem vai pro Mundial é o vice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso da resposta. >.<
      Agradeço pelo esclarecimento. Comentários de tal utilidade são sempre bem vindos.

      Excluir